jusbrasil.com.br
20 de Agosto de 2019

O Facebook armazenou explicitamente a minha senha no sistema deles. O que fazer?

Jusbrasil Perguntas e Respostas
há 6 dias

Recebi uma mensagem do Facebook dizendo que minha senha tinha sido armazenada e salva de forma legível no sistema deles, junto com todos os meus dados pessoais. Podem fazer isso?
Gostaria de saber quais medidas e como devo proceder, pois me sinto vulnerável devido a falta de segurança e invasão de privacidade com os meus dados.


Você entende do assunto? Responda nos comentários abaixo! Tem mais informações a compartilhar? Publique um artigo sobre o tema e coloque nos comentários para ajudar milhares de cidadãos com problemas parecidos! Clique aqui.

Obs: O ideal é evitar a linguagem técnica para aproximar a resolução dos problemas aos cidadãos que os enfrentam diariamente. Como você explicaria a resolução do caso acima para alguém que não domina o direito?

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Logo de saída fica a dúvida quanto à autenticidade da mensagem. Normalmente os administradores de redes sociais trabalham apoiados em criptografia (não são usados registros "legíveis" das senhas) para garantia de acesso.
Assim, cabe detalhar o assunto, perguntando se, logo em seguida, foi solicitada alguma alteração ou correção... Nesse caso, é mais que correto pensar numa mensagem falsificada, uma página falsa, na qual os dados - supostamente endereçados à rede social - seriam direcionados para alguém mal intencionado, em busca de senhas utilizáveis. Isso é frequente em casos de instituições bancárias, casos em que falsas páginas solicitam dados e acabam por usá-los de forma fraudulenta.
O mais importante é lembrar que, em caso de um problema na senha, o acesso é impedido, sendo liberado apenas depois de procedimentos de verificação... se houver alguma "solicitação", provavelmente será uma tentativa de golpe. continuar lendo

O colega George bem falou. Fique atento para verificar se não é um golpe. Caso o e-mail seja verídico: A Lei Geral de Proteção de Dados ainda não está em vigor e o Marco Civil da Internet obriga que as empresas tenham cuidado com seus dados e armazenem de maneira segura. Altere urgentemente sua senha. E caso você tenha algum dano (invasão) devido a este suposto vazamento, o caminho do Direito Civil com uma ação de indenização poderia ser uma opção. Boa Sorte!! continuar lendo

Senhor George James, não seria "James Bond"? Tens toda razão. Navegar na internet é quase o mesmo que navegar em alto mar; sempre corremos riscos. Eu, particularmente, não gosto do Face (muita fofoca, intrigas, esnobação, etc); prefiro "ficar" mais por aqui. É mais útil e seguro. continuar lendo

O Facebook não faz isto. A suposta mensagem do Facebook é golpe de alguém querendo invadir sua conta. Ignore-a. continuar lendo