Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Maio de 2024

Problemas com cartão de crédito? Confira 5 dicas para não ter dor de cabeça com banco

há 7 anos

De acordo com nosso acervo de perguntas na seção Perguntas e Respostas, separamos 5 perguntas frequentes sobre cartão de crédito que deixam muitos cidadãos em dúvida sobre seus direitos.

1- Banco pode cobrar anuidade de cartão bloqueado?

Resposta da advogada Patricia do Carmo Tozzo

“A Instituição Financeira não pode cobrar anuidade de cartão de crédito bloqueado. Tal cobrança é indevida. A pessoa que se sentir lesada poderá ingressar com uma ação judicial pleiteando o cancelamento do cartão, a devolução dos valores cobrados indevidamente e dano moral, vez que tal prática é abusiva.”

Ver outras respostas

2- Estou sendo cobrado por um cartão que não solicitei. O que fazer?

Resposta da advogada Helyda Dias Tavares

Caso seja efetuado o pagamento da anuidade, subentenderá que o cartão foi aceito.
Mantenha o cartão bloqueado e não efetue o pagamento da anuidade.
Entre em contato com o 0800 informado no verso do cartão e solicite falar com o atendente para solicitar o cancelamento.
Solicite o protocolo desta ligação e guarde-o.
Oportunamente se houverem cobranças referentes a anuidade ou eventual negativação do nome, busque o Juizado Especial de sua cidade, pedindo inclusive que apresentem a gravação da sua ligação.
Espero ter contribuído.”

Ver outras respostas

3- Meu cartão foi clonado. Terei o dinheiro de volta?

Resposta do advogado Adriano Alves Araújo

“Quando o consumidor tem seu cartão bancário clonado ou trocado dentro da agência bancária, com posterior utilização do cartão por fraudadores, o mesmo deve inicialmente procurar a casa bancária e realizar um requerimento administrativo de devolução dos valores, registrando a ocorrência em uma delegacia de polícia.
Contudo, muitas vezes tal procedimento não gera o resultado esperado pela vítima, sobrevindo negativa de restituição dos valores, bem como, a manutenção da dívida pelo fornecedor, que pode acarretar a negativação do nome do consumidor junto aos principais órgãos de proteção ao crédito.
Assim, quando isso ocorre, o consumidor pode ajuizar ação específica para reaver os prejuízos experimentados, tendo em vista que a casa bancária tem a obrigação de assegurar ao usuário final total segurança nas operações realizadas, bem como, inviolabilidade das senhas, na medida que, se os criminosos foram capazes de quebrar o sistema de segurança oferecido pelo banco, este deve ser responsável, tanto pelos valores os quais indevidamente retiraram da conta da vítima como pelos lançamentos indevidamente realizados à crédito, além de ressarcir eventuais danos morais sofridos.
Nestes casos, a cobrança de taxas e tarifas atreladas à fraude, bem como, a negativação do nome indevida, gera uma situação especial, dando direito ao consumidor pleitear a nulidade da dívida que lhe é imputada e o ressarcimento dos danos morais sofridos.”

Ver outras respostas

4- O banco trocou a bandeira do meu cartão sem minha autorização. Isso pode?

Resposta do estudante de direito César Alonso Munhoz

“É proibida a troca da bandeira sem o consentimento do cliente, pois se isto acontecer é a mesma coisa que o banco te encaminhar um cartão sem solicitação. Uma prática abusiva. Pois para trocarem a bandeira, automaticamente eles estão cancelando seu cartão antigo. Ou seja, com a bandeira inicial, e fazendo você adquirir sem consentimento a nova BANDEIRA, que deve ser opcional ao consumidor, e somente com o contrato assinado.
O Cartão emitido em substituição ou reposição do cartão anterior deverá ser idêntica às contratadas pelo consumidor. Para a Troca de bandeira o consumidor deverá ser informado quanto à substituição e ser ativado apenas com a autorização do mesmo. Jamais podendo ser encaminhado para a casa do consumidor sem prévia autorização.”

Ver outras respostas

5- A operadora do meu cartão de crédito recusou um pagamento. Posso processar?

Resposta do advogado Victor Hugo Murai Guedes

“1 ) Posso processar a operadora do meu cartão de crédito?
R: Sim, se o problema for apenas por falta de autorização, mesmo havendo limite de crédito disponível, a operadora de cartão pode ser responsabilizada, pela falha na prestação de serviço, é bastante comum a indenização por danos morais em caso de compras em outro país, pois geralmente o cartão é bloqueado, mesmo o cliente já tendo pedido a liberação, o que gera um grande constrangimento ao cliente, e de fácil comprovação.
2) E quanto ao meu constrangimento de não poder levar as coisas, posso exigir indenização?
R: Depende, a mera negativa de transação não gera indenização por danos morais, contudo, se tal negativa decorrer de alguma falha de prestação da operadora do cartão de crédito, aí sim poderá o consumidor pleitear os seus direitos, como por exemplo no caso de cancelamento do cartão sem avisar o consumidor ou alteração do limite de crédito sem prévio aviso.3) Eles poderiam ter diminuído o meu limite sem me comunicar?
R: Não, apesar dos bancos poderem alterar o limite de crédito de forma unilateral, toda e qualquer alteração deve ser comunicada ao cliente, o qual poderá requerer ao banco que volte aos limites anteriores, comprovando de forma administrativa que possui condições financeiras de arcar com tais limites. A ausência de comunicação fere o princípio da informação ao consumidor.”

Ver outras respostas

  • Publicações546
  • Seguidores4532
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações4402
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/problemas-com-cartao-de-credito-confira-5-dicas-para-nao-ter-dor-de-cabeca-com-banco/482024745

Informações relacionadas

Danos Morais

Gabriel Bastos do Nascimento, Advogado
Artigosano passado

Tem valores estranhos na minha fatura! O que fazer?

Jusbrasil Perguntas e Respostas
Artigoshá 8 anos

O banco trocou a bandeira do meu cartão sem minha autorização. Isso pode?

Luiza Klein Haas, Advogado
Artigoshá 2 anos

Qual a responsabilidade do banco pelo cartão de crédito clonado?

Jusbrasil Perguntas e Respostas
Artigoshá 8 anos

A operadora do meu cartão de crédito recusou um pagamento. Posso processar?

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Que top essas perguntas/respostas!! continuar lendo

Os juros estão muito caros, é um risco. O melhor é não ter, ou não usar o cartão de crédito. continuar lendo

Concordo, José Rabello.
O Brasil é o primeiro país do mundo em matéria de juros. Muitos fatores colaboram, como o financiamento da dívida pública, ganância e ilicitude perpetrada pelos banqueiros...etc continuar lendo

Eu tenho um cartão de crédito bloqueado e estou sendo cobrada por envio de mensagens automáticas do cartão, isso pode acontecer? continuar lendo

Tive uma compra negada, mesmo tendo limite de crédito.
Ao falar com atendente fui informado que minha fatura 01/09/23 não foi paga, realmente não foi paga porque eu solicitei a alteração na data de vencimento para o dia 24 e por conta disso o atendente disse para eu desconsiderar a fatura do dia 01 pois seria gerada uma nova fatura para o dia 24/09, ou seja, enquanto eu não pagar a fatura meu cartão permanece bloqueado. continuar lendo