jusbrasil.com.br
23 de Junho de 2017

[Dúvida] Como faço pra pedir aumento da pensão alimentícia?

Jusbrasil Perguntas e Respostas
há 7 dias

“O pai de meus filhos paga uma pensão já faz mais de um ano. Só que agora que meus filhos passaram pro ensino fundamental a escola aumentou muito os preços das mensalidades. Quero manter os meninos em escola particular, mas não estou conseguindo dar conta. Como faço para aumentar a pensão? Contrato outro advogado ou tenho que chamar o advogado que me ajudou com a pensão no início?”

Dvida Como fao pra pedir aumento da penso alimentcia


Você entende do assunto? Responda nos comentários abaixo! Tem mais informações a compartilhar? Publique um artigo sobre o tema para ajudar milhares de cidadãos com problemas parecidos! Clique aqui.

17 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Quem não pode manter o filho em escola particular coloque o em uma escola pública, pois pagar pensão, não requer pagar escola privada. continuar lendo

Seria interessante fundamentar a resposta, @djalmagonalvesavante, porque creio que ninguém fale isso para um potencial cliente. continuar lendo

Corretíssimo Djalma Avante.

Quantas e quantas famílias colocam os filhos em escolas públicas, tem que pegar ônibus, fazem aulinhas em instituições gratuitas...

Agora pra pedir pensão colocam em escola particular, van particular para ir/voltar do colégio, aula de violino com a sinfônica de SP, aula de natação com Michael Phelps...

São tantos os absurdos que dá nojo. continuar lendo

Prezada, se vc não está conseguindo arcar com todas as despesas de sua filha, ajuize sim ação de revisão de alimentos, principalmente se a situação financeira de se ex-marido melhorou e vc não sabe ao certo qual o valor.

Aconsenlho você a procurar a Defensoria Pública de sua cidade, se não tiver como constituir advogado particular, ou procure os Núcleos de práticas jurídicas de uma faculdade de Direito, ambas fornecem atendimento gratuito.

Mas lembre-se!
A obrigação de alimentos (pensão) é devida aos pais dentro de uma proporcionalidade referente aos seus ganhos. A responsabilidade é dos dois. Não há obrigação do pai de prover a educação em colégio particular se ele não ganha rendimentos suficiente para isso.

Abraços e boa sorte. continuar lendo

Para aumentar a pensão alimentícia de seus filhos é necessário entrar com uma ação judicial chamada revisional de alimentos, na forma do art. 1.699 do Código Civil.

É necessário a contratação de um advogado, não necessariamente o mesmo. continuar lendo

Vergonhosamente muitas nem gastam com os filhos os valores arrecadados....
Que tal uma coisa chamada trabalho? continuar lendo