jusbrasil.com.br
20 de Julho de 2018

Como descartar lixo eletroeletrônico?

Jusbrasil Perguntas e Respostas
há 2 anos

Pergunta Como descartar lixo eletrnico

Tenho baterias de celular e notebooks quebrados, como descartar? Posso descartar junto ao lixo comum? Caso o descarte não seja feito da forma correta, posso sofrer alguma punição?


Está passando por este problema? Entre em contato com um advogado online clicando aqui!

Entende do assunto? Seu comentário ou artigo sobre o tema pode ajudar milhares de cidadãos!

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, este resíduo deverá passar pelo processo da Logística Reversa. Aqui em SP temos regulamentação através da Lei Estadual 13576/09.
Por apresentar vários componentes que podem contaminar o solo, principalmente metais pesados, eles devem ser segregados dos demais e destinados corretamente, ou seja, desencadear o processo de logística reversa.
Há empresas especializadas em descaracterizar e reaproveitar componentes dos resíduos eletrônicos. Elas separam os plásticos, metais, placas de circuito impresso e enviam a recicladores. Porém, os componentes eletrônicos, principalmente os "chips", são desmontados, a fim de recuperação das soldas e terminais, que muitas vezes, são constituídos de metais preciosos (ouro, principalmente). Por isso, não é errado falar em garimpagem quando se trata de reciclar aparelhos eletrônicos continuar lendo

Na capital paulista há vários pontos de entrega de lixo eletrônico, basta procurar na internet.
Quanto a baterias e pilhas, estas não costumam ser aceitas nos postos dedicados ao lixo eletrônico; mas são comuns as agencias bancarias terem recipiente apropriado para descarte junto ao auto atendimento, assim para descartar não precisa nem passar pela porta giratória.
O Santander é um deles. continuar lendo

Olá, no Leroy Merlin, tem local para descarte ... Abraço... continuar lendo

Cada cidade deveria ter legislação de descarte de residuos... Certamente que a realidade é bem outra. :( continuar lendo