jusbrasil.com.br
11 de Dezembro de 2018

O que acontece se eu não votar?

Jusbrasil Perguntas e Respostas
há 2 anos

Pergunta O que acontece se eu no votar

Não posso comparecer no dia da eleição. O que acontece se eu não votar? Quanto tempo tenho para justificar minha ausência? Onde devo registrar a justificativa? Caso ultrapasse o prazo, quais as consequências?


Está passando por este problema? Entre em contato com um advogado online clicando aqui!

Entende do assunto? Seu comentário ou artigo sobre o tema pode ajudar milhares de cidadãos!

8 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Basicamente nada acontece se você justificar em sessenta dias.

Se o eleitor não justifica a ausência do voto no dia do pleito, ele poderá fazer isso posteriormente, dentro de um prazo de 60 dias. O eleitor que só deixou de votar e justificar por até duas eleições seguidas deverá ir pessoalmente a qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor, preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral pós-eleição e apresentar um documento oficial original com foto, como a carteira de identidade (RG), carteira de habilitação, ou carteira de trabalho.

Quer dormir todo o domingo? Vai fundo. continuar lendo

O eleitor que não estiver em seu domicílio eleitoral poderá justificar o voto no município em que se encontrar no dia da eleição. Neste dia, a justificativa poderá ser feita no Cartório Eleitoral ou nas seções (podendo ser em seções de justificativa ou seções de voto, dependendo do município).
No caso de o eleitor não justificar a ausência no dia da eleição, ele poderá o fazer nos 60 dias seguintes, ao Juízo Eleitoral.
Nessas hipóteses nada acontece com eleitor que deixou de votar.
Entretanto, se não justificar, o eleitor incorre em multa, obedecendo o disposto no art. 367 do Código Eleitoral. continuar lendo

Fiz 18 anos em maio deste ano e não tirei meu titulo de eleitor. Devo justificar ? continuar lendo

Vivo em Portugal, ha muito anos. Nao tenho qualquer interesse em participar da escumalha que é a escumalha política no Brasil. Qual penalização?
Grata continuar lendo

No Brasil o Título eleitoral é um documento obrigatório.
O título é emitido, com a respectiva numeração, para o cidadão que se inscreve como eleitor. A inscrição eleitoral habilita o cidadão a participar da vida política de sua comunidade. Lembramos que a inscrição e o voto são obrigatórios para os que têm entre 18 e 70 anos. O título é exigido em várias ocasiões, como por exemplo: pelo empregador no momento de sua contratação; após cada eleição, para comprovar a quitação eleitoral; para tirar ou renovar o passaporte; para tirar CPF e cadastramento de contribuintes isentos (pela internet); para matrícula em colégios e faculdades; para inscrição em concurso público e, ocorrendo aprovação no mesmo, para posse no cargo etc.
No seu caso é bom verificar se seu título eleitoral ainda está ativo, pois se não tiver futuramente o CPF será cancelado e poderá ter problemas para renovar o passaporte brasileiro. Se não tiver mais negócios a fazer no Brasil pode ficar tranquila.
Como o documento é obrigatório é melhor tê-lo sempre em mãos para evitar problemas com a burocracia brasileira. O mais importante é o documento. Se o eleitor não puder ou não quiser comparecer para votar no dia da eleição ele tem a opção de justificar ou pagar uma multa de R$ 3,51 por cada turno da eleição não votado.
No site http://www.tre-df.jus.br/ você pode consultar sua situação eleitoral pelo nome e data de nascimento. Se não constar seu nome ou constar a situação CANCELADO terá que regularizar na embaixada ou consulado da sua cidade. Nesse site do TRE-DF tem todas a informações necessárias para regularizar a situação eleitoral. Espero ter ajudado. continuar lendo