Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Maio de 2024

Fui demitido e não devolveram minha carteira de trabalho. Isso é correto?

há 8 anos

Fui demitido e no devolveram minha carteira de trabalho Isso correto

Trabalhei em uma empresa durante muito tempo, fui demitido há 1 mês e ainda não entregaram a minha carteira de trabalho. Como proceder?

  • A rescisão pode ser feita sem a carteira de trabalho?
  • Qual o prazo que a empresa tem para me devolver?
  • Posso pedir indenização por danos morais?

❤️ Melhores Respostas:

Resposta do advogado Ricardo Fontes

Homologação sem CTPS, possibilidade

A C. T. P. S é documento obrigatório para admissão, obviamente o mesmo para o distrato do contrato. Desta forma, entende-se não ser possível a homologação sem a mesma.

Retenção da CTPS

Conforme expresso na CLT em seu artigo 53, a empresa deve devolver a CTPS em prazo máximo de 48 horas após seu recebimento.

Artigo 53 - A empresa que receber Carteira de Trabalho e Previdência Social para anotar e a retiver por mais de 48 (quarenta e oito) horas ficará sujeita à multa de valor igual à metade do salário-mínimo regional. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967).

Vale ressaltar a importância de se provar o tempo de posse do documento, então, sugestão que seja recebida e devolvida a C. T. P. S contra recebido, com data e hora do recebimento e sua posterior devolução, isso evita a má fé que possa surgir de qualquer das partes.

Dano Moral por retenção de CTPS

Por fim, do pedido de reparação do dano moral causado pela retenção indevida da C. T. P. S. Entendo ser possível, pois a CF em seu artigo 5.º - X, assegura o direito a tal indenização se provada o dano causado, de forma que, ter documento retido pela empresa que implique a possibilidade de nova recolocação ao Mercado de Trabalho, pode caracterizar o dano Material e Moral pela não permissão de emprego que geraria renda ao trabalhador e consequentemente permitir que honre com seus compromissos financeiros. Tal indenização seria objeto de majoração em face da renda aferida e caberia ao Juízo do caso a determinação de seu valor.

Por Cicero Ricardo Alcantara FontesCoordenador de Administração de PessoalFormado em Gestão de RH - MBA em Gestão Estratégica de Pessoas.

  • Publicações546
  • Seguidores4533
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações25568
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/fui-demitido-e-nao-devolveram-minha-carteira-de-trabalho-isso-e-correto/342409078

Informações relacionadas

Gladston Batalha, Advogado
Artigoshá 6 anos

A demora na devolução da Carteira de Trabalho acarreta Danos Morais

André Soares, Advogado
Artigoshá 2 anos

Qual prazo o empregador tem para dar baixa na carteira de trabalho?

Claudia Regina Salomão, Bacharel em Direito
Artigoshá 2 anos

Qual o prazo que o empregador pode reter a CTPS – Carteira de Trabalho?

Jusbrasil Perguntas e Respostas
Artigoshá 7 anos

As 6 dúvidas mais frequentes sobre demissão

Reclamação trabalhista baseado em pedido de rescisão indireta do contrato de trabalho c/c perdas e danos materiais e morais

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Bom dia!

Homologação sem CTPS, possibilidade

A C.T.P.S é documento obrigatório para admissão, obviamente o mesmo para o distrato do contrato. Desta forma, entende-se não ser possível a homologação sem a mesma.

Retenção da CTPS

Conforme expresso na CLT em seu artigo 53, a empresa deve devolver a CTPS em prazo máximo de 48 horas após seu recebimento.

Artigo 53 - A empresa que receber Carteira de Trabalho e Previdência Social para anotar e a retiver por mais de 48 (quarenta e oito) horas ficará sujeita à multa de valor igual à metade do salário-mínimo regional. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967).

Vale ressaltar a importância de se provar o tempo de posse do documento, então, sugestão que seja recebida e devolvida a C.T.P.S contra recebido, com data e hora do recebimento e sua posterior devolução, isso evita a má fé que possa surgir de qualquer das partes.

Dano Moral por retenção de CTPS

Por fim, do pedido de reparação do dano moral causado pela retenção indevida da C.T.P.S. Entendo ser possível, pois a CF em seu artigo 5.º - X, assegura o direito a tal indenização se provada o dano causado, de forma que, ter documento retido pela empresa que implique a possibilidade de nova recolocação ao Mercado de Trabalho, pode caracterizar o dano Material e Moral pela não permissão de emprego que geraria renda ao trabalhador e consequentemente permitir que honre com seus compromissos financeiros. Tal indenização seria objeto de majoração em face da renda aferida e caberia ao Juízo do caso a determinação de seu valor.

Por Cicero Ricardo Alcantara Fontes
Coordenador de Administração de Pessoal
Formado em Gestão de RH - MBA em Gestão Estratégica de Pessoas. continuar lendo

Pedi demissão e assinei ela no dia 30/12/19 , até que dia a empresa tem para me devolver minha carteira desassisnada , pois já tenho outro trabalho a espera da carteira continuar lendo

Em 2015 trabalhei no giraffas , meu ex patrão pegou minha carteira pra dar baixa no final do ano de 2016. Ele não me devolveu mais. Entrei com processo contra ele com ajuda de um advogado. Agora não tenho mais minha carteira, tive que fazer outra e meu advogado só fala que o processo está parado e que não acham meu ex patrão. Hoje tenho outra carteira em branco ... O que devo fazer??? continuar lendo